sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma blusinha

Todo mundo tem uma cor preferida. Mesmo que inconscientemente, você sempre vai ter mais roupas ou acessórios em variações daquele tom. Vai querer o vestido de formatura naquela cor ou mesmo pintar alguma parte da casa. Cor independe de gênero. Tenho um amigo que sempre acha que fica muito bem com diferentes tons de salmão. Algumas vezes concordo com ele. Assim como tenho uma prima que se pudesse, usaria azul escuro todos os dias.

A ideia tão difundida de que as mulheres gostam mais da escala do vermelho – azul com toques de vermelho que vão do rosa ao violeta – pode ter relação com os primórdios do homem, quando a elas era incumbido o dever de colher os frutos maduros. Escolhendo o vermelho entre os tons de verde. Como a seleção natural privilegia os que possuem mais chance de se adaptar, nossas antepassadas seriam aquelas com mais predisposição ao vermelho, consequentemente tendo vantagens em relação ao outro grupo. Posso acreditar, apesar de que se seguir essa linha, logo chegaremos àquela ideia que mulheres preferem homens que tenham chance de serem bons reprodutores, com rostinhos vermelhos, que indicam saúde. Nesse ponto eu coloco meu pezinho 35 um pouco atrás.

Dizem algumas correntes da psicologia que essa preferência está baseada na nossa personalidade ou em desejos mais profundos. Minha preferência absoluta é pelo vermelho. Tenho outras cores que gosto muito, entre elas o verde e o preto. Mas nenhuma nunca vai ‘bater’ meu campeão. Sempre que pesquiso sobre preferência por cores, encontro que os indivíduos que preferem o vermelho são pessoas que têm personalidades guerreiras, combativas. Não temem a nada e são pessoas elétricas.

Isso lembrou alguma coisa? Pois para mim lembra sim. Quem gosta de vermelho é ruim como todo legítimo Ariano. Não sou a pessoa mais crédula em horóscopo, dificilmente saberei dizer qual signo combina com qual. Sempre que quero essas informações recorro a uma amiga fascinada por isso, é simples. Mas, mesmo com o meu ceticismo, a descrição geral da pessoa que nasceu sob o signo de Aries bate com o que eu coloquei acima: Arianos são destemidos, combativos e inquietos.

Aries é meu signo, assim como vermelho é minha cor preferida. Os dois combinam muito com minha personalidade. Sou uma pessoa inquieta e ruim. Brava como só quem me conhece consegue entender.

Concordo então com a teoria das cores e personalidades, certo? Errado. O motivo de gostar de vermelho é uma blusinha. Ai, a vaidade feminina. Embora esteja longe do que minha esperava que eu fosse – jamais consegui ser tão ‘mocinha’ como ela vivia me dizendo que deveria ser. Como jornalista então, não melhorou muito. Ela pensava que me vestiria como repórter de tv e eu tenho a cara e a calça jeans do impresso – preciso dizer que tenho minhas manias.

Quando estava com 12 ou 13 anos tinha uma blusa vermelha. Era linda, decote reto e fechado na frente e as costas com uma fenda de cima abaixo, ligadas por fios e laços. Usei a blusa por muito tempo e sempre que tirava das roupas limpas sabia que seria a próxima a ser vestida. Ficava bonita com ela, haviam me dito e nunca esqueci. Passei a procurar em todas as roupas uma que fosse como aquela. Que me lembrasse dos anos de início da adolescência. Procuro, mas ainda não encontrei. Enquanto isso todo vermelho me leva inconscientemente a eles.

Um comentário: